• O Festival de Vela de Caraguá, organizado pela Prefeitura, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), começa nesta sexta-feira (5) na Praia do Centro.

    Essa será a primeira edição do evento, que vai até o domingo (7) ao lado da Praça da Cultura, juntamente com o Circuito Pé na Areia, responsável por promover atividades culturais, esportivas e de lazer para toda a família.

    A atração se destaca por unir dois grandes projetos e também por apostar em trazer visibilidade para questões ambientais, adotando práticas sustentáveis com orientação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para reduzir a emissão de carbono.

    O Circuito Pé na Areia, programa de incentivo ao esporte e cultura promovido pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, é certificado como ‘Evento Neutro de Carbono’ e toda a sua produção é pensada para minimizar os impactos ambientais da realização do evento.

    Para reduzir a pegada de carbono, o Circuito utiliza um caminhão-palco movido a gás natural, combustível que emite 27% menos gases do efeito estufa quando comparado ao óleo diesel, segundo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    Além disso, as embarcações da comissão de regatas, salvatagem e dos técnicos da competição de vela, movidos a combustíveis fósseis, terão seu impacto dimensionado para assegurar a devida neutralização das emissões, por meio do plantio de mudas de árvores no entorno do Rio Juqueriquerê. A ação também será realizada pela iniciativa Pé na Areia.

    Outra medida adotada pela organização será a coleta seletiva de resíduos e serviço prestado por cooperativas de reciclagem contatadas nas localidades. E mais, as compras de produtos necessários ao evento e contratações de profissionais de apoio serão feitas localmente.

    1º Festival de Vela de Caraguá

    O evento contará com a participação de mais de 10 classes da vela, inclusive olímpicas. A expectativa é de que a atração reúna mais de 100 velejadores de todo o Brasil. Nesta primeira edição, a atração esportiva terá uma série única com seis regatas programadas para todas as classes convidadas. A ideia da CBVela é reunir atletas jovens e experientes em uma única competição com o objetivo de fomentar o esporte entre os iniciantes e o público local.

    Na programação do Circuito, que ocorre no sábado (6) e domingo (7), o público poderá aproveitar atividades gratuitas, como aulas em 14 modalidades esportivas e outras práticas, incluindo futevôlei, frescobol, badminton, yoga, capoeira, slackline, jogos de tabuleiro, além de uma caminhada de 3k, apresentações teatrais e musicais.

    Para participar das ações, basta comparecer na arena do evento na Praça da Cultura, no período das 9h às 17h. As apresentações musicais vão até às 22h no sábado e 21h30 no domingo. No caso da caminhada, que ocorre no sábado, às 8h, é preciso realizar inscrição prévia no site www.circuitopenaareiaoficial.com.br.

    Durante o festival, ainda serão realizados passeios náuticos gratuitos, oferecidos com o objetivo de promover a modalidade e levar mais conhecimento sobre as categorias de vela. O evento também contará com praça de alimentação e estrutura completa para receber o público.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.