• Marcello Veríssimo

    A tripulação argentina do America del Sur, do Yacht Club Argentino, manteve sua constância no desempenho e segue na vice-liderança geral após os três primeiros dias de disputas na classe ORC, a principal de Vela de Oceano, na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal do arquipélago.

    O veleiro comandado por Pablo Maffei ficou em quarto e está em segundo lugar com 15 pontos perdidos, ou seja, seu próximo desafio, antes do término das regatas, é vencer o moderno TP-52 da tripulação do Crioula que finalizou a regata nesta quarta-feira (27) na segunda colocação e lidera na classificação geral com 5 pontos.

    O comandante Maffei disse que a semana começou em boas condições. De acordo com Pablo Maffei, nas duas regatas realizadas na última terça-feira ocorreu um problema de manobra na primeira regata, mas o veleiro conseguiu se recuperar e terminou em terceiro lugar na raia. “Estamos muito contentes com o nosso desempenho. Em relação ao Crioula 52 vai ser difícil porque é um barco muito especial, muito veloz, muito bem velejado. Vamos ver, mas vai ficar difícil. O campeonato está bom, embora as condições do vento hoje estivessem fracas. Os prognósticos para os próximos dias é que fiquem mais fortes e isso é bom para nós”, disse o comandante.

    O terceiro dia de regatas da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou com falta de vento. Após uma hora e meia de espera no Canal de Sebastião, os barcos rumaram para o Norte de Ilhabela e iniciaram as disputas. Na ORC, o Phoenix, um veleiro Botim 44 comandado por Eduardo Souza Ramos, uma das estrelas da SIV, saiu vencedor da regata e está em quarto no geral. O veleiro King é o terceiro no geral, seguido pelo Mistério, outro argentino, na quinta colocação.

    C-30 & HPE 25 – Na classe C-30, o alto nível foi mantido nas duas regatas do dia. O Loyalty 06 manteve a ponta com uma vitória e um terceiro lugar somando oito pontos, um à frente do Caballo Loco, de Mauro Dottori e Robert Scheidt, que obteve desempenho semelhante no dia. O Kaikias fez dois segundo lugares e é o terceiro no geral logo atrás com dez pontos.

    O equilíbrio também marcou as duas primeiras regatas da Classe HPE 25. Com um primeiro lugar e um quarto, o barco Espetáculo lidera com cinco pontos. O Three Musketeers, vem na sua cola com seis (dois terceiros lugares).

    O comandante do Espetáculo, Luis Fernando Staub, disse que as 11 embarcações estão nas mesmas condições e a disputa segue em altíssimo nível. “Depois de vencermos a primeira regata, chegamos em quarto na segunda apenas dois segundos do segundo colocado. Foi uma chegada, bem disputada. Felizmente a nossa estratégia funcionou no primeiro dia e terminamos na liderança”. “Com tamanho equilíbrio entre os barcos fica difícil fazer uma previsão sobre quem será o campeão”, avalia Luis Fernando, que tem na tripulação o timoneiro Martin Lowy, o tático Nicolas Garcia e o proeiro Otávio Cardoso “Peixinho”. O Espetáculo foi adquirido por Luis Fernando em julho de 2017 e participa pela quarta vez da Semana de Ilhabela.

    Segundo colocado na HPE 25, o Three Musketeers conta em sua tripulação com a experiência do pentacampeão mundial nas classes Snipe e J24 e duas vezes medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Maurício Santa Cruz o “Santinha”. Ele disse que as regatas foram boas, embora os ventos estivessem fracos. Para Santinha, mesmo assim, foi um bom começo de campeonato, com dois terceiros lugares. “A flotilha está bem embolada, todo mundo velejando junto e a competição deve ser decidida no sábado último dia de regata”. “Com tanto equilíbrio, cada dia vai ser uma regata diferente, vai ter bastante briga, na sexta-feira começa a entrar mais vento e isso pode mexer um pouco na classificação”, avalia Santinha, que acabou de chegar da Itália onde disputou a J-70, mas que desde o início do ano faz parte da tripulação.

    Bico de Proa – Na Bico de Proa o Fantasia levou a melhor, mas o BL3 Mangalô, local de Ilhabela, é o líder com seis pontos perdidos à frente do Blue Wind III. O Fantasia está em terceiro no geral.

    A competição segue nesta quinta-feira com mais regatas e termina no próximo sábado, 30. Os principais destaques da disputa você acompanha aqui no Portal JDL e em nossas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e fique ligado!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.