• Marcello Veríssimo

    Os meteorologistas já avisaram no começo de Julho. Uma forte massa de ar seco ainda deve manter o bloqueio atmosférico que impede o avanço das frentes frias sobre o país. De acordo com os meteorologistas, o ar frio polar também só consegue chegar ao extremo sul do Brasil. Uma frente fria que está sob o estado de São Paulo vai se afastando do país e na tarde desta terça-feira provocou instabilidade no tempo pelas cidades do Litoral Norte, mas apenas com uma ligeira instabilidade, uma garoa fina, e o aparecimento de nuvens no céu.

    A falta de chuvas intensas acendeu o alerta nos principais mananciais responsáveis pelo abastecimento nas cidades paulistas. O sistema Cantareira registrou no começo desta semana um volume operacional de 37,7%, o que representa o menor nível dos últimos 7 anos durante um mês de julho, desde 2015. Mas a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico) informou que, por enquanto, não há risco de desabastecimento de água no estado.

    De acordo com os meteorologistas do Climatempo, a frente fria, que avança pelo país, deve continuar mantendo a instabilidade no tempo durante os próximos dias, incluindo o fim de semana. Mas ainda assim, eles dizem, não trará um frio intenso. Em Caraguatatuba, esta quarta-feira (20) será de sol com muitas nuvens, durante todo dia, com períodos esparsos de céu limpo, à noite deve ser com muita nebulosidade.

    Existe a possibilidade de garoa. A temperatura máxima chega aos 25ºC, a mínima chegará aos 18ºC. Em São Sebastião, também pode garoar, à tarde as nuvens diminuem, por algum tempo e, à noite, será com muita nebulosidade. Hoje a temperatura máxima chega aos 22ºC na cidade, a mínima não passa de 17ºC.

    A tendência de garoa e instabilidade no tempo, segundo os meteorologistas, também é válida para Ilhabela e Ubatuba. Nesta quarta-feira, o arquipélago deve registrar 20ºC de temperatura máxima e 17ºC de mínima.
    Já em Ubatuba os termômetros atingem 25ºC de temperatura máxima e 17ºC de mínima.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.