• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), promove, na próxima semana, três ações de limpeza, em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de junho.

    As ações serão sempre às 8h e acontecerão nos seguintes dias e locais:

    26 de julho (terça-feira)

    • Mangue do Colhereiro (ao lado do embarque das balsas, no Centro)
    • Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy (entre as praias da Baleia e da Barra do Sahy)

    28 de julho (quinta-feira)

    • Mangue do bairro Juquehy (próximo ao Beach Hotel Sunset)

    A limpeza dos mangues e da Área de Proteção Ambiental será feita em parceria com o Instituto Supereco, Instituto Argonauta, Associação Mar Limpo, Psicoletores, Instituto Conservação Costeira (ICC), Instituto Verdescola, Associação Comunitária Amigos de Juquehy (SAMJU), Projeto Garoçá, empresa de mergulho Mako Dive Center, Associação Patrimônio da Tribo, S/Ambiental, Clube de Aventureiros Desbravadores, Escola Municipal Prof. Dr. José Machado Rosa e Escola Técnica Estadual (ETEC).

    Mangues

    São Sebastião possui cinco manguezais distribuídos em seu território. Os manguezais são caracterizados como Áreas de Preservação Permanente (APPs), de acordo com a Lei Federal n.º 12.651, de 25 de maio de 2012, que estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, APPs e as áreas de Reserva Legal.

    Com ocorrência em zonas de transição entre os ambientes marinho e terrestre, sujeitos ao regime das marés, os manguezais são áreas úmidas localizadas desde o Oiapoque, no Amapá, até Laguna, em Santa Catarina.

    Os manguezais exercem influência positiva em diversos fatores ambientais, como o combate às mudanças climáticas, pela capacidade de fixar carbono; proteção contra tempestades, minimizando os impactos em regiões costeiras; e conservação da biodiversidade, por ser berçário para inúmeras espécies.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.