• Marcello Veríssimo

    A 49ª Semana Internacional de Vela começa hoje (15) trazendo todo o glamour que envolve a principal competição de vela da América Latina para Ilhabela. O evento esportivo segue até o dia 30 deste mês, com as regatas de Monotipos, para os pequenos velejadores, que antecedem o início da disputa nas regatas dos veleiros Oceanos, os grandes astros da SVI, que também conta com entretenimento e diversão para toda a família.

    A partir das 11h, na Escola Municipal de Vela, será realizada a abertura da Semana de Monotipos. De acordo com a assessoria de imprensa, a SVM é organizada pela Federação de Vela do Estado de São Paulo e realizada pela Prefeitura de Ilhabela.

    A competição será válida para as classes Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, 420, Dingue, ILCA/Laser (Standard, Radial e 4.7), Open Bic, 29er, Kitesurf Hydrofoil, Windsurf Slalom e Finn, reunindo cerca de 200 velejadores.

    Hoje também acontece a inauguração no famoso Race Village, a partir das 19h, no centro histórico, a conhecida Vila. O Race Village estará aberto durante todo o período da competição e será o ponto de encontro do público e dos atletas, reunindo as principais atrações da SVI como o Espaço Kids, exposições culturais e mostras de dança, piscina de nautimodelismo, tours guiados gratuitos, palestras, atividades lúdicas, contação de histórias, sessões de cinema e shows musicais, com destaque para as bandas locais e apresentações especiais do grupo Inimigos da HP e Gabriel O Pensador.

    O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, disse que a semana de vela é um dos principais eventos esportivos do arquipélago, realizado por quase cinco décadas. “A competição reforça nosso título de Capital Nacional da Vela e fomenta a indústria do turismo, gera renda e movimenta a economia local. Ilhabela está de braços abertos para receber todos os velejadores em 2022”.

    De fato, o prefeito Colucci tem razão. A ilha que tem vocação turística diferenciada, com alto padrão, fica cheia o ano inteiro com centenas de milhares de turistas aproveitando suas belezas naturais e atrações, mas é durante este período da baixa temporada que o município “se veste com roupa de gala” para receber os velejadores mais famosos das Américas suas famílias, equipes e visitantes apreciadores deste esporte, fomentando ainda mais a indústria do turismo e o comércio local.

    Oceano – A partir do próximo dia 22, a temperatura esquenta dentro e fora d’água com a abertura oficial das regatas oceânicas na Semana Internacional de Vela, organizada em conjunto com o Yacht Club de Ilhabela e a Marinha do Brasil, que inclui as tradicionais regatas Alcatrazes por Boreste e Ilha de Toque-Toque por Boreste, com previsão de participação de mais de 120 embarcações de diferentes estados brasileiros e também do exterior, reunindo cerca de 1.200 velejadores.

    A 49ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é promovida pela Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Esportes, Desenvolvimento Econômico e do Turismo e a de Cultura.

    A programação oficial do evento está disponível no site (www.ilhabela.sp.gov.br) ou pelo link: https://tinyurl.com/49semanadevelailhabela.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.