• Marcello Veríssimo

    Junho foi o mês com maior registros de multas a motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, segundo o Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito). As autuações foram registradas durante as blitzes da Operação Direção Segura, nos primeiros seis meses do ano foram 485.

    De acordo com o Detran SP, o recorde corresponde a 93,4% do total de infrações por alcoolemia, ou seja, a patologia que caracteriza a concentração passageira de álcool no sangue, resultado da ingestão de bebidas alcoólicas, que contabilizaram 519 registros.

    Somente no mês passado, a quantidade de motoristas que se recusaram a soprar o bafômetro, foi 1,4% superior à registrada em maio. Neste período, 585 infrações foram contabilizadas, 478 somente para condutores que não fizeram o teste. “É muito importante que os motoristas sejam conscientes e nunca dirijam depois de beber. Álcool e direção é uma combinação que definitivamente não dá certo. Respeitar a legislação de trânsito é uma questão de cidadania”, diz Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

    O valor da multa pode ultrapassar R$ 2,9 mil, e os motoristas também respondem a processo de suspensão da carteira de motorista. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, o valor da multa sobe para R$ 5.869,40, além dos autuados terem a CNH cassada.

    O Detran SP lembra dirigir sob a influência de álcool ou se recusar a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    O balanço total de registros do Detran SP mostra que 10.984 veículos foram fiscalizados em 29 municípios paulistas. Foi o maior número de operações realizadas no ano pelas equipes, compostas por agentes do Detran.SP e das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

    Os números compreendem as blitzes realizadas em São Paulo, Fernandópolis, Rio Claro, Indaiatuba, Olímpia, Piracicaba, Osasco, Penápolis, São Vicente, Salto, Santo André, Bragança Paulista, Presidente Prudente, Americana, São José do Rio Preto, Campos do Jordão, Bauru, Votuporanga, Ribeirão Preto, Botucatu, Araçatuba, Peruíbe, Campinas, Novo Horizonte, Dracena, Guarulhos, Mauá, Caraguatatuba, Ubatuba e Pindamonhangaba.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.