• Marcello Veríssimo

    Uma receita rápida, prática e fácil de preparar, ideal para acompanhar o bate-papo com os amigos nesta sexta-feira (8) e iniciar o fim de semana. Camarão empanado, cuscuz de camarão e torta banoffe de sobremesa, uma combinação com sabor de verão, que lembra cerveja gelada, mas que pode perfeitamente ser saboreada também no inverno. Tanto que é um dos destaques do 6º Festival do Camarão, que começou nesta quinta-feira (7), na Praça do Convento, bairro de São Francisco, em São Sebastião. O evento segue até o próximo dia 10 com realização da Prefeitura Municipal e patrocínio da cervejaria Amstel.

    Quem ensina a receita é a empreendedora do ramo gastronômico e estudante de nutrição Stephany Paula Silva, santista de nascimento, mas sebastianense de coração, apaixonada por cozinha e pelo mar. Stephany explica que o primeiro passo é temperar os camarões. “Temperado com alho, limão, sal e empanado com farinha de trigo, ovo, depois na farinha de rosca”, explica Paula Silva. “O camarão utilizado na receita é o camarão branco, tamanho médio para grande”. Ela conta que compra os camarões diretamente do barco de pesca, cujo dono é seu esposo e que por isso os produtos estão sempre frescos, além de possuir excelente qualidade.
    “Também servimos com acompanhamento de um molho especial de catupiry original com ervas finas, alho e azeite por cima”, ela completa. Para cada porção, ela utiliza 300 gramas de camarão, que variam no tamanho, mas a porção é composta entre 8 e 10 unidades de camarões.

    Outro item especial que compõe combo vendido pela empresária é o cuscuz de camarão, uma receita que, segundo ela, não ensina por ser de família que aprendeu com seus pais. “O cuscuz é de camarão, mas também coloco uma quantidade pequena de sardinha por fazer toda diferença no sabor, mas bem pouco, vai bastante camarão, geralmente quem não gosta de sardinha nem sente, mas ajuda na massa”, diz ela, que para preparar o cuscuz ainda faz o que ela chama de um “refogadão” com cebola, alho, pimentão, a sardinha, o camarão e molho. “Os pimentões são de todas cores: verde, amarelo e vermelho, depois coloco a sardinha e o camarão frito, refogo bem e depois vai a farinha de milho, que eu uso a não transgênica”, ela explica. “Os camarões são fritos em óleo 180 graus, na fritadeira, para ficar douradinho por fora e quentinho por dentro”, ensina.

    Stephany ensina que utiliza os ingredientes na chamada “medida de olho”, prioriza porções individuais no cuscuz e na sobremesa, mas que os camarões servem bem até duas pessoas. “Os camarões também podem ser acompanhados por arroz colorido e o nosso molho especial”. “É um petisco bom, uma refeição rápida”.

    O sabor dos camarões é intenso e bem definido. O Festival do Camarão em São Sebastião acontece no bairro São Francisco, tradicional reduto de pescadores e é considerado a maior comunidade pesqueira do município. Nesta sexta-feira (8) o evento começa a partir das 18h, já no sábado e domingo, com horário estendido, a partir das 11h.

    Stephany possui um perfil oficial de sua empresa no Instagram em que mostra suas receitas e recebe encomendas. Para saber mais, basta seguir @a_hboa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.