• A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e Serviços Públicos (SESEP) vai realizar dia (25), sábado, a partir das 7h30, juntamente ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA) e com execução do Instituto Argonauta, um mutirão de limpeza na Praia São Francisco.

    A ação, uma parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO) e governo municipal, integra esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

    O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades. Os resíduos nas áreas de areia da praia serão coletados pela equipe organizadora e por cerca de 60 voluntários locais pré-cadastrados.

    Após a coleta, será feita a triagem do material recolhido e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

    As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades. Os materiais recicláveis serão destinados à Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião (Coopersuss) e a SA Ambiental.

    Os demais resíduos serão encaminhados ao aterro sanitário de Jambeiro. Os mutirões de limpeza são ações que permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar.

    Essa ação, realizada em municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais), é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

    O Projeto TerraMar promove a gestão ambiental territorial integrada dos espaços continental e marinho, contribuindo para a conservação da biodiversidade.

     

    Combate ao Lixo no Mar

    O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no país, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

     

    Areias mais limpas do Litoral Norte

    No último ‘Boletim do Lixo nas Praias’, divulgado em fevereiro de 2021, devido à pandemia de Covid-19, pelo Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, apontou, mais uma vez, que as praias do município de São Sebastião têm as areias mais limpas do litoral norte paulista.

    O monitoramento, feito em janeiro de 2021, avaliou a situação de 130 praias nas quatro cidades da região, sendo 31 em São Sebastião.

    Neste período, o Instituto fez 961 registros no município, 64% indicaram a categoria ‘ausente’, quando não há presença de resíduos sólidos no ambiente, constituindo assim, o melhor índice entre as cidades analisadas: Ilhabela (33,2%), Ubatuba (16,8%) e Caraguatatuba (1,5%).

    O estudo atesta o trabalho feito pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), responsável por realizar os serviços de limpeza em toda a extensão da orla do município. Segundo a SESEP, as praias de maior movimentação recebem a limpeza todos os dias, já nas de menor movimento, a programação de limpeza acontece em dias alternados.

    #PraTodosVerem: foto mostra a Praia São Francisco, onde ocorrerá dia (25), sábado a partir das 7h30, mutirão de limpeza, uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e de Serviços Públicos (SESEP), com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Projeto TerraMar (GIZ/MMA) e Instituto Argonauta. A ação, parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO) e governo municipal, integra esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Fim da descrição.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.