• Marcello Veríssimo

    O inverno começa nesta terça-feira (21), às 6h14, quando acontece o chamado solstício de inverno, o fenômeno astronômico que marca o início da estação mais fria do ano. Pelo menos em tese, já que os meteorologistas dizem que a estação, que se estende até o dia 22 de setembro, não deve ter frio tão frequente, ou seja, dias frios com constância.

    O meteorologista, Celso Oliveira, explica que neste ano o inverno brasileiro pode ter dias de frio intenso e que a passagem de frentes frias pelo país será frequente, porém ele diz que nem todas serão tão abrangentes como a que foi sentida na segunda quinzena de maio. “Não obrigatoriamente fará frio o tempo todo. O frio pode ser pior no Sul do Brasil e em partes da Região Sudeste e Centro-Oeste, especificamente em Mato Grosso do Sul”, diz ele.

    Os meteorologistas da Climatempo ainda alertam que, até o fim de julho, o Brasil deve enfrentar novamente outra onda de frio intensa como a que gelou o país na segunda quinzena de maio.
    De acordo com a Climatempo, um dos responsáveis pelos dias de frio intenso é o fenômeno La Niña que neste ano já vem demonstrando enfraquecimento. “Embora os estudos científicos não sejam conclusivos sobre a ideia de que o La Niña deixe os invernos mais frios, nota-se que a presença do fenômeno aumenta a frequência de massas polares”, diz Oliveira. “Mas não é o La Nina que define se essas massas polares terão grande penetração pelo interior do país”, completa o meteorologista.

    Para o Litoral Norte, a previsão é que a semana comece fria e chuvosa com sol entre muitas nuvens, períodos nublados, com chuva a qualquer horas. Em Caraguatatuba, por exemplo, a temperatura máxima não passa dos 22 graus nesta segunda-feira (20), a mínima chega a 17.

    Ilhabela deve registrar temperatura máxima de 18 graus, a mínima não passa de 16. A segunda-feira também deve ser de chuva e frio em São Sebastião e Ubatuba. A temperatura máxima não passa dos 20 graus nas duas cidades.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.