• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), realiza a ““1ª Copa Micuim de Tamboréu Feminino-2022”, no sábado (04) e domingo (05), na Praia de Barequeçaba, das 7h30 às 17h.

    Segundo a SEESP, haverá disputa para a conquista dos três primeiros lugares nas categorias A, B e C. É esperada a participação de cerca de 70 pessoas de fora da cidade, que vem ao município para encontrar amigos, jogar na praia e curtir as belezas naturais da cidade. A grande maioria vem com familiares.

    Muitos praticantes da modalidade, em especial os atletas de São Paulo (capital) jogam em quadras de saibro em seus respectivos clubes e em São Sebastião praticarão o esporte descalço, respirando ar puro.

     

    Tamboréu

    O Tamboréu, modalidade esportiva hoje bastante difundida em toda a baixada santista – já se evidenciando em São Paulo e nas mais progressistas cidades do interior – formou um verdadeiro colégio de praticantes e de aficionados, pois é destinado ao desenvolvimento físico e à conservação de energias humanas, tanto para os jovens quanto para os de idade mais avançada, formando amigos e enriquecendo o patrimônio moral, social e esportivo dos clubes e das entidades respectivas.

    Nasceu por volta de 1937, com a vinda de dois italianos, os Danadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 cm de diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 100 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede. Com a continuação vieram as quadras, com 20, 18 e, por fim, 17 metros, que é a atual. A rede usada a princípio era a de tênis; hoje já são feitas exclusivamente para o esporte.

    Resumidamente, o Tamboréu é um esporte jogado por atletas posicionados em cada metade de quadra, dividida por uma rede. O objetivo de cada um é lançar a bola ao campo adversário sobre rede, sem que este possa devolvê-la e evitar que faça o mesmo. Em todas as suas variantes – simples, por equipe ou não – a contagem terá dez pontos em cada “set”, que só se encerra com dois pontos de diferença ou no 16º e têm um total de três. Os pontos são marcados quando a bola toca o chão ou nas linhas da quadra.

     

    Serviço: O Micuim Tamboréu Clube fica na Avenida Manoel Hypólito do Rêgo, 1579, no Pontal da Cruz.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.