• Marcello Veríssimo

    A presença de uma serpente Caninana “passeando” pelas ruas assustou moradores do bairro Porto Novo, região sul de Caraguatatuba, nesta quinta-feira (2). Uma equipe da Polícia Ambiental conseguiu capturar o animal nos arredores de uma praça.

    Apesar de agressiva e assustadora, a caninana é uma espécie de serpente que pode atingir no máximo 2,50 metros de comprimento, mas não possui nenhum tipo de veneno, ou seja, não é uma cobra peçonhenta. Os especialistas dizem que as cobras são animais importantes ao ecossistema por se alimentarem e fazerem o controle biológico de diversas espécies, principalmente roedores.

    Em Caraguatatuba, conseguiram capturar a serpente utilizando técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, sem causar ferimentos na cobra, que estava saudável e apta para ser solta. O réptil foi analisado e devolvido na mata, longe de locais urbanos.

    A captura da serpente pela Policia Ambiental acontece na “Semana do Meio Ambiente”, que segue no até o próximo domingo (5). De acordo com os especialistas, o aumento de aparições deste tipo de animais acontece nas cidades pela perda de áreas com vegetação nativa, onde eles vivem.

    Isso acontece, na maior parte das vezes, causado por desmatamentos e incêndios, por exemplo e faz com que os animais procurem refúgio nas áreas urbanas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.