• O Prefeito Toninho Colucci realizou na última quarta-feira (2/6), no prédio da antiga Cadeia e Fórum (Vila), a abertura da exposição “Baleias e Golfinhos de Ilhabela”, que promete ser mais uma ótima opção de passeio para toda a família.

     

    Na exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer uma Ilhabela diferente, que guarda tanta biodiversidade embaixo d’água quanto em terra. A exposição Baleias e Golfinhos de Ilhabela seguirá até setembro e estará aberta ao público todos os dias da semana, das 10h às 19h de domingo a quarta e das 11h às 20h de quinta a sábado.

     

    A cidade é frequentada por 4 espécies de baleias e 8 de golfinhos. Tamanha riqueza de vida faz de Ilhabela um dos principais destinos brasileiros para observação de cetáceos. Além de lindas fotos e uma sala voltada à educação ambiental, a exposição proporciona uma verdadeira imersão nesse fantástico universo marinho através de sons e vídeos.

     

    A espécie que mais chama a atenção é a baleia-jubarte, devido ao seu comportamento acrobático, encantando a todos com seus saltos e cantos. O fascínio é tão grande que Ilhabela já tem até um mascote: a Pipoca, baleia identificada na cidade e batizada pelos pesquisadores Julio Cardoso e Arlaine Francisco, do Projeto Baleia à Vista.

     

    Além de ter sua história contada na exposição, Pipoca também ganhou uma réplica em tamanho natural, que está na orla do Perequê, e já se tornou parada obrigatória para quem admira estes incríveis animais e não perde a oportunidade de uma boa selfie.

     

    O prefeito Toninho Colucci comenta com entusiasmo: “Ilhabela já está se tornando referência como destino de observação de baleias e golfinhos. Esta exposição mostra de forma interessante a riqueza natural que nosso mar abriga, despertando a vontade de encontrar pessoalmente estes grandes animais. Antes mesmo de embarcar, já é possível ter uma primeira experiência visitando a réplica da Pipoca. Sem dúvida, a possibilidade de avistamento de cetáceos é mais uma ótima opção para impulsionar nosso turismo, gerando renda e contribuindo para aquecer nossa economia na baixa temporada”.

     

    A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, destaca o conteúdo da exposição, fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Ilhabela e as principais instituições do segmento que atuam na cidade: “além do ótimo conteúdo artístico, as informações compartilhadas familiarizam o público com estes animais fascinantes, que ao contrário do que muitos pensam, estão muito próximos. Nossos agradecimentos ao Projeto Baleia à Vista e ao Instituto Baleia Jubarte pelas fotos e vídeos, e ao VIVA Instituto Verde Azul e à Secretaria de Educação de Ilhabela pelo trabalho de educação ambiental realizado junto aos alunos da rede municipal de ensino, também contemplado nesta exposição”.

    A exposição Baleias e Golfinhos de Ilhabela segue até setembro no prédio da antiga Cadeia e Fórum (Vila), com fotos de Julio Cardoso (Projeto Baleia à Vista), Arlaine Francisco (Projeto Baleia à Vista), Frank Santos (Projeto Baleia à Vista), Heitor Crespo (Projeto Baleia à Vista), Enrico Marcovaldi (Projeto Baleia Jubarte) e desenhos dos alunos da rede pública de ensino. Estará aberta ao público todos os dias da semana, das 10h às 19h de domingo a quarta e das 11h às 20h de quinta a sábado. Durante os sábados do mês de junho, a partir das 16h, a equipe do VIVA Instituto Verde Azul, liderada por Mia Morete, realizará atividades para as crianças na sala de educação ambiental.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.