• O Prefeito Toninho Colucci abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (1/6), a “Temporada de Baleias e Golfinhos” em Ilhabela, com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte, na praia do Perequê.

    A Prefeitura de Ilhabela realizou na manhã desta quarta-feira (1/6), a cerimônia de abertura oficial da “Temporada de Baleias e Golfinhos” em Ilhabela, com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte, na praia do Perequê.

     

    “Ilhabela se firma como um dos principais destinos brasileiros de observação de cetáceos. Hoje realizamos esta abertura, que é fruto de um trabalho feito há mais de um ano, com a parceria da Petrobras, para ter uma base do Instituto Baleia Jubarte em Ilhabela, a primeira sede da região Sudeste do instituto. Uma conquista importante, que impulsiona nosso turismo, gera renda e contribui para aquecer nossa economia na baixa temporada. Ilhabela valoriza essa diversidade ambiental. Sem dúvidas, um prêmio que o município ganha de Deus, que é a visita das baleias, desses animais maravilhosos, que hoje voltaram a povoar nossos mares”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

     

    A Temporada de Baleias e Golfinhos de Ilhabela agrega um conjunto de atividades focadas em qualificação de prestadores de serviços, educação ambiental e promoção turística voltadas ao trade local, moradores e aos visitantes, no intuito de estruturar de forma sustentável o turismo de observação de cetáceos.

     

    “Quando iniciamos as conversas sobre a importância da estruturação do turismo de observação de cetáceos, eu fiquei encantada com as possibilidades para o turismo local. A partir desse momento, demos início ao trabalho de sensibilização da importância deste segmento para a região e capacitação junto à população e ao trade. Obrigado ao Prefeito Toninho Colucci por ter acreditado e dado o start neste processo”, declarou Luciane Leite, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela.

     

    “Hoje é um dia especial para o Instituto Baleia Jubarte, que teve um acolhimento único pela Prefeitura e pelo Prefeito Toninho Colucci, acreditando desde o início no nosso trabalho. Neste momento, com tantas baleias no mar, temos como missão a preocupação com o futuro, buscando harmonizar todas as atividades em desenvolvimento aliada à conservação e assim caminhar juntos”, afirmou Eduardo Camargo, Presidente do Instituto Baleia Jubarte, reforçando que a parceria com o município vai permitir somar esforços com outras instituições e empresas para não apenas assegurar a conservação desse inestimável patrimônio natural, como também transformá-lo em geração direta de emprego e renda através do ecoturismo marinho ordenado e sustentável.

     

    Nesta quarta-feira (1/6), após a inauguração do Espaço Baleia Jubarte no Perequê, foi realizada uma foto oficial junto à réplica da “Pipoca”, no Perequê e na parte da tarde, às 17h, foi aberta a exposição “Baleias e Golfinhos de Ilhabela”, no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila – centro histórico da cidade.

     

    Pesentes no evento, Julio Cardoso, diretor de Meio Ambiente do Yacht Club de Ilhabela e fundador do projeto Baleia à Vista; José Truda, coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, membro do Grupo de Especialistas em Turismo e Áreas Protegidas e da Força-Tarefa de Mamíferos Marinhos e Áreas Protegidas da IUCN – União Mundial de Conservação da Natureza; vereador Leléco Augusto; secretários municipais, representantes da sociedade civil e organizada e imprensa.

     

    Ações – Ilhabela é o maior hotspot de presença de cetáceos (baleias, botos e golfinhos) da costa brasileira, com nada menos do que 12 espécies já registradas na região. No intuito de estruturar o turismo neste segmento, a Prefeitura de Ilhabela já realizou capacitações e webinars para profissionais do turismo, proprietários de embarcações, marinheiros e moradores; a Secretaria Municipal de Educação está realizando um trabalho de educação ambiental para os alunos da rede pública de ensino, em parceria com o VIVA Instituto Verde Azul; está sendo reeditado o guia Baleias e Golfinhos de Ilhabela; será veiculado um vídeo para divulgar as regras de avistamento de cetáceos; e foram colocadas placas no mobiliário urbano informando sobre a Abertura da Temporada de Baleias e Golfinhos de Ilhabela, estimulando o turista a buscar os receptivos locais para realizarem esta nova experiência.

     

    Parceria – O Instituto Baleia Jubarte e a Prefeitura de Ilhabela firmaram no mês de março deste ano, um Acordo de Cooperação que tem por objetivo alavancar as atividades de pesquisa, conservação e promoção do Turismo de Observação de Baleias na costa norte do Estado de São Paulo, a partir da base instalada no município com apoio da Petrobras e de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas já a partir desta temporada. Com a parceria firmada hoje, o Instituto pretende somar seus mais de 30 anos de experiência aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos por outras instituições parceiras, como o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Viva Verde e Azul, que há vários anos desenvolvem ações em Ilhabela.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.