• Marcello Veríssimo

    O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, juntamente com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, acompanha a movimentação do setor turístico na região, os indicadores de desempenho do turismo, que funcionam como apoio aos gestores municipais e empresários para um melhor planejamento e desempenho do turismo na região.

    Os dados estão disponíveis na aba “Observatório” no site oficial www.circuitolitoralnorte.tur.br, sendo fornecidos pelas Secretarias de Turismo de cada cidade. Os indicadores levam em conta o saldo de empregos no setor, meios de hospedagem e atuação das agências de receptivo nos quatro municípios do litoral norte, e de Bertioga.

    Os números mostram que Ilhabela é a cidade com melhor potencial em meios de hospedagem na região. Nos três primeiros meses deste ano, por exemplo, a taxa de ocupação média, com tempo de ocupação de 2,9 dias variou entre 75 e 70%.

    Em São Sebastião, o Observatório do Turismo revela oscilação de turistas, mesmo no período que engloba a alta temporada de verão. O maior índice de ocupação foi em fevereiro com 71%, janeiro 61, março 39 e em abril o município registrou índice de 25% de ocupação com tempo médio de espera de 2,5 dias.

    Já Caraguatatuba ocupa a terceira posição no atual ranking com média de ocupação em 66%, 51% em fevereiro e março, além de 43% também com tempo médio de permanência de 2,5 dias.
    A cidade de Ubatuba não forneceu os dados sobre hospedagem para o Circuito Litoral Norte.

    Atrativos – O Circuito Litoral Norte soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com o consequente aumento do fluxo e permanência dos visitantes na região. A entidade também realiza ações para incentivar a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.