• A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), que atua em conjunto com o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), vinculados à Secretaria de Saúde, tem muitos motivos para comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19).

    Atualmente, o BLH conta com a doação de 15 mães e recolhe, mensalmente, cerca de 20 litros de Leite Humano Ordenhado. A maioria desse alimento é direcionado à Unidade Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Caraguatatuba.

    O leite materno é destinado a bebês de risco e prematuros, especialmente aos internados na UTI Neonatal, e representa esperança de sobrevivência e recuperação para os recém-nascidos.

    O leite materno é recolhido nas casas das doadoras pela equipe do Banco de Leite, passa por processo de pasteurização e rigorosos testes e controles de qualidade, a fim de garantir a segurança alimentar. As mães, antes de se tornarem aptas à doação, passam por consulta médica e realizam exames.

    Essa semana, em agradecimento à doação, a equipe do BLH/CIAMA entregou uma lembrancinha às mães, marcando a data.  

    Para as mães que doam, o sentimento de poder ajudar quem precisa é de alegria e gratidão. “Sou doadora pela segunda vez e me sinto feliz em ajudar as mães que não têm leite no momento em que os bebês estão internados. Eu mesma tive diabetes gestacional e precisei do leite de doadoras para alimentar meu filho. Hoje, graças a Deus, tenho bastante leite e posso doar”, conta Fabiana Maria Santos Silva.

    A doadora Eliane Queiroz explica que sente muito orgulho em doar seu leite, o que considera um dos maiores feitos que já realizou. “Saber que meu corpo gerou vida e ainda pode gerar o alimento, a esperança, é maravilhoso! Sou grata ao CIAMA por me apoiar e me proporcionar ser doadora, ver o quanto isso é importante e lindo”, diz.

    Celebração

     

     O objetivo do Dia Mundial de Doação de Leite Humano é promover debate e sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e a doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.

     

    Este ano, novamente o BLH de São Sebastião aderiu à campanha organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que tem como tema “Doação de Leite Humano: Solidariedade e Paz no Mundo Globalizado” e slogan “Gotas de amor para um mundo melhor”.

    O leite materno é o principal alimento para o recém-nascido e para o bebê, pois possui todos os nutrientes na quantidade adequada e oferece proteção contra doenças por meio de anticorpos recebidos da mãe.

    A recomendação é que a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida e que, mesmo após a introdução alimentar, continue recebendo o leite materno no mínimo até completar dois anos de vida.

    Se você está amamentando, procure o Banco de Leite Humano, seja uma doadora e ajude a quem precisa. Entre em contato pelos telefones (12) 3891-4957 (CIAMA Topolândia) e (12) 3865-8087 (CIAMA Costa Sul).

    Doar leite materno é um ato de amor e salva vidas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.