• Marcello Veríssimo
    Para informar ao público sobre a existência de suas reuniões que ajudam centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo a se recuperar o uso abusivo de álcool e drogas, integrantes do subcomitê de Informação ao Público, da irmandade de Narcóticos Anônimos, realizam no próximo dia 27 uma nova ação de divulgação informativa para a comunidade. Desta vez, em Ilhabela, onde o grupo funciona na rua Antônio Lisboa Alves, na Vila, em uma sala anexa à Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.

    No início do mês, os voluntários realizaram uma ação prévia de colagem de cartazes nos prédios das UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros Barra Velha e Perequê, além do Hospital Mário Covas e Gripário Municipal. Na ocasião ainda foram distribuídos cerca de 200 folhetos informativos. Durante a ação do próximo dia 27, a equipe vai percorrer o restante das unidades de saúde e estabelecimentos comerciais, tanto ao norte quanto ao sul do arquipélago.

    Também no início deste mês, no dia 4 de maio, foi realizada uma ação em Caraguatatuba nos bairros Morro do Algodão e Travessão. Pelo balanço, no bairro Morro do Algodão foram 15 cartazes colados, 7 plaquinhas de banheiro e 100 folhetos. Já no Travessão, que também abriga um grupo de N.A, foram 30 cartazes, 15 plaquinhas de banheiro e 300 folhetos distribuídos.
    O objetivo deste trabalho é facilitar o acesso às chamadas reuniões de recuperação, realizadas nas salas de mútua ajuda, que são voltadas exclusivamente para os dependentes químicos, ou como eles se autodenominam adictos. “Somos anônimos, não somos secretos. Estamos aqui para levar a mensagem que qualquer adicto não importando sua raça, classe social, sexo, preferência sexual, quais drogas usou pode parar de usar drogas, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver. Existe vida após o uso de drogas!”, diz um dos integrantes voluntários na ação, que para preservar seu anonimato não terá seu nome divulgado.

    As ações de divulgação realizadas periodicamente por este serviço oferecido por N.A, acontecem justamente para que a sociedade em geral conheça essa realidade e leve adiante a mensagem oferecida pelo programa de recuperação, que foi inspirado por Alcoólicos Anônimos, abrangendo também outras irmandades de diferentes tipos de vício e compulsão como os Jogadores Anônimos e o Dasa (Dependentes de Amor e Sexo Anônimos).

    Para quem busca ajuda, o Litoral Norte conta com uma rede de clínicas de reabilitação, psicólogos e terapeutas. Mas a recuperação por meio de Narcóticos Anônimos é um processo individual, sem precedentes, que de acordo com eles promove profundas mudanças físicas e mentais no dependente químico fazendo com que ele pare de consumir drogas.
    Os grupos do Litoral Norte oferecem cerca de 16 reuniões semanais que recebem e acolhem qualquer pessoa que tem ou acha que tem problemas com drogas. O serviço oferecido por Narcóticos Anônimos é totalmente gratuito e o seu anonimato será mantido. “Não tenha receio, vá conhecer, procure um grupo!”, eles dizem.
    Endereços das reuniões no Litoral Norte:

    Ilhabela – Rua Antônio Lisboa Alves S/N, Entrada Lateral pelo estacionamento da igreja, Centro/Vila.
    Travessão – Rua Maximiliano Coelho Neto, nº 100, Caraguatatuba, referência: CIASE
    Centro – Rua Jorge Burihan, nº 30, Jardim Jaqueira, Caraguatatuba, referência: CIAPE.
    Morro do Algodão – Rua São Miguel, nº 1382 sala 2, Caraguatatuba, referência: próximo ao Supermercado Cruzeiro.
    Maranduba – Rua do Eixo, nº 940, Ubatuba, referência:  igreja, em frente ao açougue.
    São Sebastião – Rua Nossa Senhora da Paz, nº38, centro, referência: Casa da Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS).
    Ubatuba – Rua Paraná, nº 257, centro, referência: próximo ao tubão, Casa dos Conselhos.

    One thought on “Narcóticos Anônimos realiza ação de Informação ao Público em Ilhabela no dia 27 de maio”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.