• Numa ação inédita na cidade, a Prefeitura de Ilhabela dará início nesta quinta-feira (19/5) ao Projeto Integração com as ações de “Terapia Assistida por Animais – TAA” e a “Atividade Assistida por Animais – AAA”, no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior.

    O Projeto Integração é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela e o Centro de Referência Animal (CRA), representados pela veterinária Nathalie Vecchio e a psicóloga voluntária, Márcia Gallo.

    O projeto consiste na visita monitorada de cães no ambiente da internação hospitalar, para contato com paciente previamente selecionados. Os animais são submetidos a uma rigorosa avaliação comportamental, de padrão internacional, cuja finalidade é examinar com atenção as reações dos pets para adequação nas atividades.

    Esse método tem por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como principal agente terapêutico — ele funciona como um elo entre o terapeuta e o paciente. Estudos apontam inúmeros benefícios dessa modalidade. O procedimento é acompanhado por profissionais da área da saúde, como enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que elaborou um protocolo para a visitação.

    De acordo com o diretor do Hospital Municipal, Henrique Simões, “a intervenção com os “cães terapeutas” é direcionada e individualizada, com critérios específicos e a posterior avaliação de resultados, pensando em primeiro momento no bem-estar social e emocional e/ou cognitiva de pacientes”.

    Simões explica que foi constituído um grupo de trabalho com a participação do médico Infectologista do Hospital Municipal, Dr. Leandro Lombo Bernardo, que garante a segurança biológica do projeto.

    Nessa primeira etapa, o projeto inicia com a Atividade Assistida por Animais (AAA), considerada recreativa com resultados terapêuticos, sem gerar uma análise dos pacientes, histórico e perfil, envolvendo a visitação, recreação e distração por meio do contato dos animais com pessoas em visitas semanais, sempre às quintas-feiras.

    “No ano de 2022 o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior vai completar 20 anos e nosso compromisso é com a inovação no atendimento com humanização e qualidade”, ressaltou a Secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale.

    Vale destacar que os animais “cão terapeutas” também precisam de atenção e cuidados especiais. Além de treinamento, eles também recebem assistência veterinária o que inclui vacinação, vermifugação e controle de parasitas, além de banho no dia da sessão de visitas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.