• A Prefeitura de Ilhabela realizou, de 12 a 15 de maio, mais uma edição de sucesso da tradicional Semana da Cultura Caiçara, com diversas atividades comemorativas, como exposições artísticas, shows musicais, apresentações teatrais, exibição de danças típicas e a tradicional Congada de São Benedito.

    “Sem dúvidas, mais uma grande festa da Semana da Cultura Caiçara, com uma programação que valoriza esta data, reforçando a importância de preservar, incentivar e fomentar a história de Ilhabela, suas raízes e cultura. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

    Na programação do evento, realizadas no Centro Cultural da Vila, foram promovidas exposições artísticas como a da artista plástica Celina Lima, sob o tema “Casinhas Caiçaras; apresentações teatrais com “Contação de Histórias Caiçaras”, com os atores Vandinho Caiçara e Velha Verônica e os shows musicais com artistas locais durante todos os dias do evento e a apresentação do sambista de renome nacional, Dudu Nobre, na noite do sábado (14/5).

    Já uma das principais atrações da Semana da Cultura Caiçara, a Congada de São Benedito teve início com o Levantamento do Mastro, na sexta-feira (13/5), seguido da distribuição do Bolo de São Benedito e concertada. No sábado (14/5) e domingo (17/5) foram realizados os Bailes do Congo nas ruas da Vila e a Ucharia de São Benedito na Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, além das missas e outros grandes elementos que ratificam esta como a maior manifestação da cultura popular de Ilhabela.

    A tradicional Congada de Ilhabela é realizada pelos Congueiros, seguindo a tradição passada de uma geração para outra e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e, assim, mantém viva uma das mais importantes manifestações culturais e históricas da cidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.