• O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, propôs o intercâmbio turístico entre crianças de escolas das 70 cidades que compõem a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). A proposta foi feita durante o encerramento da segunda reunião de 2022 da associação, realizada na sexta-feira (13) e sábado (14), no Maresias Beach Hotel, em Maresias, Costa Sul do município.

    Ao apresentar a sugestão, Felipe Augusto, lembrou o programa estadual “Caravanas do Conhecimento”, etapa Interior na Praia, que levava crianças do interior para conhecer o mar, alunos da rede pública de ensino, com idades entre 9 e 11 anos, que ficavam hospedados nas cidades litorâneas por alguns dias. Na atual proposta do prefeito sebastianense, haveria  também o intercâmbio com as crianças do litoral fazendo o roteiro oposto, conhecendo cidades sem turismo náutico.

    Antes de fazer a proposta, no encerramento do evento, o prefeito lembrou outros intercâmbios que já estão sendo realizados pelo município com outros países, nas áreas da Saúde, Defesa Civil, Segurança e Educação. Como a recente presença no município do Capitão do Corpo de Bombeiros de Fort Lauderdale (EUA), Gabriel Zahora, para participar da Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais. Em 10 de junho, seis enfermeiros e auxiliares de enfermagem de São Sebastião viajarão à cidade-irmã para participar de intercâmbio sobre  Segurança Pública e Medicina de Emergência. A cidade de Fort Lauderdale fica na Flórida (EUA). Felipe Augusto citou ainda a recente participação de quatro profissionais da Educação em uma formação de aprofundamento sobre a abordagem educacional Reggio Emilia, na Itália.

    Na abertura do evento da Aprecesp, o prefeito anfitrião apresentou características e investimentos que fortaleceram o turismo. Destacou que a cidade é a quinta mais segura do Brasil; mencionou investimentos em obras de infraestrutura com recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; os prêmio conquistados; a posição de primeiro lugar no ranking da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o que assegura participação do município de forma gratuita nos estandes das feiras, entre outras iniciativas e resultados.

    Boas práticas

    Nessa reunião, a APRECESP lançou a série Boas Práticas no Turismo – Estâncias Paulistas. A primeira apresentação foi de São Sebastião, com o tema “Turismo de Natureza – Um Turismo Sustentável”.

    A secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo Venhadozzi, mostrou um filme com todos os atrativos do município e investimentos na área nos últimos anos, o que rendeu à cidade prêmios de Melhor Destino Praia e Sol do Estado de São Paulo e também de Melhor Gastronomia; evolução na taxa de hospedagem; press trip com comitiva do Canadá e jornalistas da América Latina; participação em mais de 90 feiras nacionais e internacionais; realização de eventos que aqueceram a economia; promoção de mais de 200 shows nacionais e mil shows com artistas locais; estruturação do turismo de natureza; 8 mil estudantes atendidos pelo programa Visita Monitorada; recuperação de todos os Centros de Informações Turísticas; atualização da folheteria (acessada por qr code); capacitação e treinamento; investimento de R$ 45 milhões do DADETUR e R$ 483 mil de recursos do governo federal; entre outros que compõem o manual de boas práticas adotado pelo município.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.