• A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) realizou na última semana, treinamento para os agentes do Departamento de Fiscalização Ambiental sobre estações de tratamento de esgotos. Luiz Pedro de Morais, fiscal da SEMAM, nos últimos 30 anos, está se aposentando, mas antes, procurou passar seu conhecimento e experiência para os fiscais que continuarão na ativa.

    Em duas diferentes etapas, uma teórica e outra prática, os fiscais ambientais de São Sebastião receberam treinamento completo. Durante a etapa expositiva, os fiscais tiveram acesso aos equipamentos que a fiscalização dispõe para fazer análises rápidas, em campo. Com eles, é possível verificar o lançamento dos efluentes tratados pelas estações.

    Foi uma conversa, com intensa participação dos fiscais, onde Morais mostrou como é feita vistoria de esgotos de pousadas, hotéis, condomínios. Para isso, destacou a correta utilização de insuflador de fumaça, aparelho também utilizado para detectar água pluvial na rede coletora de esgotos. Mostrou ainda como entender laudos de análises químicas.

    Já no treinamento em campo, os fiscais realizaram atividades práticas, como acompanhamento da coleta do esgoto na estação de tratamento da Sabesp.  Com isso, os fiscais viram de perto como é feita a coleta e teste rápido, realizado em campo e puderam perceber o acondicionamento das amostras que são encaminhadas ao laboratório para análises mais complexas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *