• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), qualifica, no mês de maio, quatro profissionais em uma formação de aprofundamento sobre a abordagem Reggio Emilia, na Itália.

    Realizada pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi, em Reggio Emília, a 16ª edição do Grupo de Estudos da América Latina discute os principais conceitos da abordagem e apresenta documentações que registram práticas educativas desenvolvidas em escolas públicas italianas.

    Com profissionais de diversos lugares do mundo, o grupo de estudos propõe uma reflexão de práticas que são referência mundial na Educação Infantil. A rede de ensino do município tem dialogado com essa abordagem desde o início do ano letivo, sendo esse o principal motivo da formação das profissionais da SEDUC.

    Mundialmente reconhecida, essa abordagem também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e São Sebastião é  um município pioneiro nessa iniciativa, investindo em formação com o objetivo de qualificar continuamente a rede pública de ensino.

    A secretária da Educação, Marta Braz, é uma das integrantes da comitiva sebastianense e salientou que a abordagem educacional já foi apresentada aos professores da rede e os resultados positivos começam a ser notados.

    “Essa abordagem pedagógica foi escolhida porque se aproxima das propostas que já se desenvolvem na rede, o que possibilita o enriquecimento e a qualificação da educação pública. Por um lado, esse trabalho  permite aos professores mediarem o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos alunos; por outro, as crianças constroem sua jornada educacional baseada em suas próprias descobertas”, ressaltou a gestora.

    Temas das formações

    – Fora, a escola como geradora de aprendizagens;

    – “O Modolena é como o mundo” Matteo, 4 anos e 7 meses – Apresentação de um projeto da Escola Tondelli;

    – A cultura da Escola – Apresentação do projeto das folhas da Escola Diana;

    – O ambiente como terceiro educador – Introdução à visita às creches e escolas do método Reggio Emilia;

    – A cultura da creche;

    – Histórias de um banquinho – Projeto da escola da infância Iqbal Masih;

    – A cultura do Ateliê;

    – O coração de fora;

    – Imagina um bosque;

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *