• A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realiza, durante o mês de maio, uma campanha de combate ao câncer de boca. Nesse período, os dentistas das Unidades de Saúde da Família (USFs) farão busca ativa em grupos de risco para a doença, como fumantes, etilistas e trabalhadores expostos ao sol.

    Os casos suspeitos serão referenciados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e, caso confirmados, encaminhados à Central de Regulação de Oferta de

    Serviços de Saúde (CROSS) para tratamento em Taubaté. “Vale lembrar que os profissionais das USFs estão sempre atentos para identificar casos suspeitos durante consultas de rotina, realizadas pelos munícipes no decorrer do ano”, explica o diretor de Saúde Bucal do município, Daniel Capitani.

    O mês de maio é dedicado à conscientização, prevenção e luta contra o câncer de boca, informando os pacientes e enfatizando a gravidade dessa patologia, que acomete cerca de 15 mil brasileiros por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

    Ainda segundo o instituto, o câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

    Entre os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença estão tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e excesso de gordura corporal.

    Os principais sinais que devem ser observados são lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e/ou crescimento; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço; e rouquidão persistente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *