• Marcello Veríssimo

    A crise sanitária gerada pela pandemia da Covid-19 mudou as configurações dos relacionamentos humanos, incluindo os profissionais. Muitas categorias precisaram se reinventar, trabalhar no esquema home office, entre outras infinidades de medidas para que os seres humanos continuassem vivendo, pagando contas e tocando a vida.

    Mas, segundo os especialistas, uma situação continua a mesma: é do caos que surgem as possibilidades, depois da tempestade vem a bonança e o amor incondicional é o sentimento capaz de curar a humanidade. Sob este aspecto, contrariando todas as probabilidades, o amor do público pela música e por suas representações artísticas fez surgir uma chance para novas bandas se lançarem no mercado durante este período por meio das redes sociais e das lives na internet, que “surfaram” no sucesso online de nomes consagrados do showbiz e aproveitaram para buscar seu espaço.

    Pelo Litoral Norte, não faltam bons exemplos nas cidades da região de novas bandas, cantores e cantoras fazendo sucesso no Instagram, passando por programas de televisão e agora voltando a fazer apresentações presenciais. Em Caraguatatuba, por exemplo, a banda de reggae “Terra Forte” vem conquistando cada vez mais fãs e seguidores trazendo um som de qualidade, conteúdo e mensagens positivas, mantendo firme os pilares do ritmo consagrado ao redor do planeta por Bob Marley. Formada exclusivamente por integrantes caiçaras, a “Terra Forte” sabe que a música reggae tem profundas ligações com o Brasil, mas mis especificamente com o litoral, além de ser um ato político, que tem no conteúdo a sua força. “O Reggae é um ritmo atemporal. Sempre está em expansão, pois seu público é fiel. Sempre surgem novos ouvintes, ainda mais em tempos de tantos problemas sociais e doenças da mente e do espirito”, diz Danilo Cossani, o vocalista da banda, que é advogado por formação.

    Para ele, a banda “Terra Forte” tem a oportunidade de se tornar um marco na trajetória da musica caiçara. “Trazemos uma roupagem mais raiz, falando da natureza em geral. Mãe natureza, natureza humana, natureza divina. Somos um campo fértil. Representar o Litoral Norte Paulista com um reggae mais “cabeça” é a nossa missão”. Essa representatividade tem gerado bons resultados, pois a banda tem entre seus seguidores nomes de peso reconhecidos no cenário musical brasileiro e internacional, entre eles os vocalistas Hélio Bentes, da banda carioca Ponto de Equilíbrio, e o paulista Rodrigo Piccolo, do Mato Seco. “Temos muitos irmãos dentro do reggae que nos apoiam, assim como também nós apoiamos. Várias concepções e linguagens que são aproveitadas para uma junção. A ideia é unir tribos e formar um só coração pulsante”, diz Danilo.

    Em nome da banda, ele ainda agradece o apoio que tem recebido da administração municipal. “A Prefeitura de Caraguatatuba tem apoiado os músicos locais, e isso é um avanço. Temos acompanhado isso também nas cidades vizinhas”. “Na cena atual, vejo um mutualismo entre as casas de musica ao vivo contratando os músicos locais. Os produtores fotográficos e de audiovisual também tem aberto portas para que bandas possam transformar sua música em realidade. Porém precisamos de mais patrocínios para manter a cena ainda mais viva”.
    Show – No próximo dia 14 de maio, a Terra Forte estará junto das bandas Sátira e Xiboca abrindo a noite no “Sr, Espeto”, bar e restaurante, que fica em frente ao shopping Serramar, avenida Ministro Dilson Funaro, nº 987, bairro Pontal Santa Marina. Haverá sorteio de brindes, entre eles um voo duplo e um alimento de automóvel.
    Informações e reservas pelo telefone (12) 99736-6943.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *