• Marcello Veríssimo

    Termina nesta quarta-feira (4/05) o prazo para regularização do título de eleitor, entre outros serviços, como mudança do local de votação, transferência de município e a emissão do primeiro título eleitoral. As eleições gerais de 2022 acontecem no dia 2 de outubro.

    No Brasil, o voto é obrigatório aos cidadãos de 18 a 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas e jovens de 16 e 17 anos. E é justamente para este último grupo, que tem familiaridade com a internet, que nos últimos meses surgiu um forte movimento nas redes sociais, principalmente no Instagram, que artistas famosos usaram sua influencia para falar com milhares de seguidores e pedir para que estes jovens tirem o documento e exercem seu direito ao voto pela primeira vez. A emissão pode ser feita também online e gratuitamente.

    Famosos como os jornalistas Zeca Camargo, Astrid Fontenelle, a cineasta Marina Person e a atriz Monica Martelli, entre outros tantos nomes importantes do showbiz brasileiro gravaram vídeos pedindo para que os seus seguidores não deixem de tirar o documento.

    De acordo com a Justiça Eleitoral, para os jovens, esse estímulo foi importante. Balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que no mês de março, por exemplo, quase dobrou o número de novos títulos concedidos a adolescentes com 15 anos. O aumento foi de 45, 63%, na comparação com o mês de fevereiro, entre os adolescentes de 15 a 17 anos, faixa etária para qual o voto é facultativo. A Justiça Eleitoral lembra que para poder exercer o direito ao voto, esses adolescentes devem completar 16 anos até o dia 2 de outubro, dia do primeiro turno das eleições. Em todo o país, a Justiça Eleitoral informou que o número de novos cadastros entre os adolescentes a partir dos 15 anos foi recorde, um aumento de 58,7% nos três primeiros meses do ano, apesar disso o total de jovens aptos a votar nesta eleição ainda é menor do que o registrado nas duas ultimas eleições gerais. Até março, 1, 051 milhão de títulos envolviam os jovens dessa faixa etária, contra 1,5 milhão em 2018; e 1,8 milhão em 2014. A Justiça Eleitoral lembra que é possível solicitar o alistamento eleitoral por meio do atendimento online do TER/SP.

    Litoral Norte – No Litoral Norte, os cartórios eleitorais de São Sebastião, que atende a 132ª zona eleitoral, que também inclui em Ilhabela não informou como está o interesse e procura dos jovens pelo primeiro titulo de eleitor na região.

    Em Caraguatatuba, o cartório eleitoral realizou plantão no último final de semana para tirar dúvidas e auxiliar os interessados na retirada do título. O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba funciona na Avenida Brasil nº 775, no bairro Sumaré, próximo ao Fórum. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (12)
    3882-1398 ou pelo e-mail ze206@tre-sp.jus.br.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *