• Iniciativa do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE/SP), o Fórum Paulista contra a Violência Política foi criado na última terça-feira (19). A reunião que marcou a criação do fórum contou com representantes de órgãos públicos, de associações e de movimentos sociais e de defesa dos direitos humanos.

    A procuradora regional Eleitoral em São Paulo, Paula Bajer, abriu o encontro. “A ideia do fórum está em sintonia com o Grupo de Trabalho de Violência Política, da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), e a orientação é para que todas as notícias de violência de gênero encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral para que sejam direcionadas aos locais adequados, não se percam e sejam apuradas”, explicou Bajer.

    Outra motivação para a criação do fórum foi o recebimento, pela PRDC, de ofício do Instituto Marielle Franco relatando a situação de violência política no Brasil. O problema não é só eleitoral, mas reflexos de questões sociais. “Essa é uma oportunidade de entender como estas situações acontecem, sua origem, como impactam a sociedade como um todo, de onde vêm, e que, por meio da coletividade seja possível seu enfrentamento trabalhando juntos e ouvindo”, pontuou a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ana Letícia Absy.

    “O fórum traz como pauta o combate à violência aos grupos sub-representados no ambiente político, que implica a necessidade de atuação do Ministério Público. O caso da violência política contra mulher se caracteriza como um crime contra o estado democrático de direito”, afirmou o procurador regional Eleitoral auxiliar, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves.

    Estiveram presentes representantes da sociedade civil e de instituições públicas e foram divulgados endereços eletrônicos para encaminhamento de notícias, que devem vir documentadas, se possível: WhatsApp é (11) 97878-3327 ou o e-mail .

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 3ª Região
    Informações à Imprensa
    https://saj.mpf.mp.br/

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *