• O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, firmou mais um compromisso com a população no quesito empregabilidade, qualificação e empreendedorismo com a entrega do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) ‘João Rodrigues de Godoi Filho (Baduca)’, na última quarta-feira (20).

    A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como vereadores, secretários municipais, associações, entidades, comerciantes e população para conhecer o novo espaço localizado na região sul.

    #PraCegoVer: Autoridades e familiares do homenageado descerram placa inaugural com pano verde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

    O homenageado João Rodrigues de Godoi Filho, mais conhecido como ‘Baduca’, foi vereador em Caraguatatuba e participou também de diversas obras como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Fórum, entre outros prédios, casas e comércios. Exerceu quatro mandatos como vereador, tendo sido eleito pela primeira vez em 1982. Já na sua quarta eleição, em 1996, foi o 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara. Faleceu em 31 de maio de 2004, exercendo seu 4º mandato.

    O assessor de Gabinete, Marcos Freire, destacou a importância da entrega do CATE, um compromisso de governo desde o primeiro dia do primeiro mandato do prefeito Aguilar Junior. “Esta é uma nova etapa, preparar o município e gerar novas oportunidades para população. Quantas pessoas não vão mais precisar ir a pé até o Centro. Poderão buscar vagas, fazer cursos aqui na região sul, sem falar da quantidade de obras saindo nesta região”, disse, exemplificando a retomada do Contorno da Tamoios, enrocamento do Rio Juqueriquerê, que poderão ter cursos específicos e mais oportunidades de emprego.

    Sobre o homenageado, com muita emoção Freire lembrou do seu pai quando ele chegou em Caraguatatuba e conseguiu emprego na construção civil com Baduca. Ele aproveitou para agradecer o trabalho executado pela equipe do PAT que entre 2020 e 2021 captou 3.534 vagas de emprego que geraram 1.760 pessoas empregadas. “É isso que queremos trazer para a região sul”, destacou.

    Para o filho do homenageado, o vereador Baduca Filho, ter o nome do seu pai no CATE é um reconhecimento pelo perfil empreendedor que ele sempre teve. “Tenho muito orgulho e satisfação em estar aqui hoje com a minha família. A palavra do dia é gratidão da nossa família para o prefeito Aguilar Junior. Meu pai deixou algo que dinheiro nenhum compra: história e legado. Somos filhos de tudo que plantamos e meu pai plantou e hoje a família colhe os frutos”, disse.

    #PraCegoVer: Fachada do CATE com convidados na área externa do prédio (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

    O prefeito Aguilar Junior destacou que o novo espaço vai criar oportunidades para buscar o desenvolvimento. Ele reforçou que “plano de governo é como um contrato, feito para ser cumprido e o CATE está aí com toda a sua estrutura de um polo de desenvolvimento”.

    O CATE

    Oferecerá, além de oportunidades de emprego, o fomento ao empreendedorismo. No local, a população terá acesso ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com vagas de trabalho, elaboração de currículo, seguro desemprego e processos seletivos, mas também ao Banco do Povo com oferta de linhas de crédito ao microempreendedor; qualificação profissional com cursos de qualificação e atendimento do Sebrae, visando o empreendedorismo.

    Estão previstos aproximadamente 500 atendimentos por dia para atender toda população da região sul. Além das salas de atendimento ao público, o local possui ainda três salas de treinamento e um galpão para cursos e eventos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *