• Na última quarta-feira (20), o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebeu a abertura da exposição ‘Percurso’, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, integrado por Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, em comemoração ao aniversário municipal.

    Na ocasião, estiveram presentes para realizar abertura da mostra o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito Dr. José Ernesto e a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo.

    Durante a abertura da exposição, a Banda Municipal Carlos Gomes apresentou, com alguns de seus integrantes, uma performance musical com instrumentos de sopro confeccionados pelo grupo de ceramistas.

    De acordo com Carlo Cury, “a exposição é o ‘Percurso’ do grupo Ubuntu, com a proposta de aprimorar os fazeres em cerâmica na cidade de Caraguatatuba”. Ele explica que a exposição é dividida em três partes: ‘Projeto Tupiguarani’, com a participação da artista convidada Erica Sanches que, a partir de um processo de observação e estudos de formas e grafismos, recuperam a cerâmica Tupiguarani ao recriam objetos numa perspectiva que valoriza a cultura indígena em suas diversas dimensões, incluindo fatores emocionais coletivos e elementos racionais, históricos e culturais.

    ‘Sonoridade Ancestral’, que é composta por instrumentos de barro que o artista plástico teve a oportunidade de conhecer no Peru, alguns de sopro, outros utilizando água, além de tambores, que busca recuperar tradições cerâmicas com modelagem, incisão, ponteado e aplicações próprias das “botillas silbadoras” pré-hispânicas e dos apitos da cultura tapajônica de Santarém (PA).

    E ‘Pequenos grandes insetos’, da ceramista Claudia Canova, que busca retratar os insetos maiores do que realmente são, com o objetivo de valorizá-los perante a si mesmos e ao mundo, convidando o público a uma bela, densa e instigante reflexão.

    Segundo a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “eu só tenho que agradecer ao grupo Ubuntu por sempre estar presente em dias especiais como este, brindando a população com seu maravilhoso trabalho. Gratidão! E que essa parceria possa durar por muitos e muitos anos”.

    Já o prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para parabenizar o Ubuntu por seus 11 anos, assim como a Banda Carlos Gomes, que completou 58 anos e o MACC por seus 20 anos. “Hoje é um dia de muitas comemorações para nossa querida Caraguá, e não poderíamos estar mais felizes. Parabéns ao Ubuntu, à Banda e ao MACC. Venham apreciar a exposição ‘Percurso’, ela está fantástica! Isso é cultura de verdade, vocês não irão se arrepender”, convidou.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *