• A retomada foi anunciada em reuniões em núcleos de regularização fundiária de Barra do Una, Cambury e Baleia Verde

    O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou o reinício dos mutirões de calçamentos comunitários em três bairros na Costa Sul: Barra do Una, Camburi e Baleia. Os calçamentos são realizados com a orientação da prefeitura, por meio das secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e Obras (SEO).

    A retomada dos mutirões foi informada por Felipe Augusto, durante reuniões com a população. No Núcleo Sítio Velho, em Barra do Una, será feita a pavimentação das ruas Palmeiras, José Faria e, na sequência, a rua Beira Rio.

    Na segunda reunião, neste mesmo dia, nas comunidades Barreira e Barreirinha, no bairro Camburi, foi anunciada essa benfeitoria na Rua Principal, na Comunidade Barreira.

    A benfeitoria no Sítio Velho e na Barreira deve começar nos próximos dias, porque já começaram a chegar materiais, como bloquetes e guias.

    No dia 7, no encontro entre o prefeito, secretários e a população, na Comunidade Baleia Verde, no bairro Baleia, foram anunciados mutirões na rua e Travessa Presidente e Rua Maré Mansa.

    Somando-se todos os mutirões na atual gestão, a prefeitura estima ter feito um investimento total de R$ 5 milhões, com a adesão de mais de 100 ruas, em 16 bairros, e mais de 20km em recuperação de vias públicas.

     

    Cronograma

    Nas reuniões da retomada, o prefeito Felipe Augusto explicou que os mutirões terão um outro formato de cronograma. Primeiro serão concluídos os mutirões que já estão em andamento e somente depois iniciados novos. “Vamos começar um mutirão, concluir e depois começar o outro, evitando o que aconteceu no passado, onde abrimos várias frentes e isso acabou prejudicando a continuidade e a conclusão de diversos mutirões”.

    De acordo com o prefeito, a mudança na execução dos mutirões demonstrou-se necessária por uma série de dificuldades enfrentadas, entre elas: a necessidade de logística da secretaria de Obras para fazer a medição; maquinário; a pandemia; dificuldades financeiras e orçamentárias de virada de ano, etc.

    Ainda de acordo com a prefeitura, obras que haviam sido iniciadas foram paralisadas, mas agora serão retomadas, com força total e planejamento. A atual gestão considera ter implantado o maior programa de pavimentação da história do município.

    A Lei

    O Mutirão de Pavimentação, criado pela Lei Municipal n° 2.609/2019, agiliza os serviços de melhorias e mobilidade urbana, nas ruas do município, e permite que moradores executem serviços e obras de baixa complexidade, voluntariamente, com materiais fornecidos pela Prefeitura. O programa possui algumas fases: documentação, medição/topografia, material, mão de obra e conclusão.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.