• Caraguatatuba participou, na terça-feira (5) da reunião com as cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Três Rios para falar sobre a implementação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

    O encontro foi realizado no Sindicato Rural de Taubaté e abordou também os principais aspectos legais e viáveis da parceria entre as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba, que ainda não fazem parte do Consórcio Três Rios.

    Para Caraguatatuba, a reunião foi importante e decisiva no que se refere à implantação do SIM, pois além de fortalecer a comercialização dos produtos em toda a região associada será um dos propulsores da economia local.

    O SIM é um serviço de inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, como o pescado, a carne de boi e derivados, ovos, leite, mel e entre outros. Por isso, o projeto tem relação direta com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) e o programa “Consórcio Empreendedor”, desenvolvido pelo Sebrae.

    A parceria será uma forma de valorizar os pescadores locais e agropecuários que produzem para o município e também aqueles que ainda estiverem irregulares.

    De acordo com o coordenador do Sebrae e Consórcio Empreendedor, Cauê Rubio, a parceria é de extrema relevância para o desenvolvimento da região. “A entrada no consórcio não só amplia o mercado consumidor e o alcance de venda dos nossos produtores rurais e pescadores, como também auxilia na saúde pública. Será uma forma de fiscalizar e certificar que o produto é próprio para o consumo.”, explicou.

    Entre as principais vantagens do consórcio para Caraguatatuba e região estão o rateio de custos operacionais, de ferramentas e estruturas compartilhadas para produtores e pescadores; a certificação da qualidade sanitária dos produtos de origem animal, que serão atendidos pelo SIM; a contratação de veterinário e profissional necessário ao funcionamento compartilhado nas cidades da região; expansão do mercado consumidor e alcance dos produtos locais; e também o desenvolvimento regional sustentável, priorizando os recursos e produtores locais.

    Atualmente, a associação é composta pelos municípios de Paraibuna, Salesópolis, Jambeiro e Santa Branca. Para ingressar oficialmente, as cidades ainda precisam aguardar a decisão da Assembleia Geral.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.