• Evento está sendo realizado pelo Colégio São Sebastião, em comemoração ao 386º aniversário de emancipação político-administrativa do município

     

    O prefeito Felipe Augusto, visitou nesta sexta-feira (1º), a exposição “São Sebastião sob o olhar de Agnello Ribeiro dos Santos”, realizada desde 21 de março pelo Colégio São Sebastião-Centro, em comemoração ao 386º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

    O acervo da exposição foi cedido pela neta do homenageado, Ana Paula Pirani. É possível ver, por exemplo, máquinas fotográficas utilizadas por Agnello, bem como fotos com registros de momentos históricos da cidade.

    O professor de história do colégio, Luiz Cláudio Costa Ribeiro, aproveitou o acervo e transformou a sala da exposição em espaço para as aulas de história. Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental se apropriaram de conhecimento e tornaram-se replicadores.

    Além do prefeito, a exposição recebeu visitas de alunos das escolas municipais José Machado Rosa e Henrique Botelho; do padre Alessandro Henrique Coelho, pároco da Igreja Matriz São Sebastião; entre outros convidados.

     

    Encerramento

    No dia 5 de abril, às 19h30, encerramento da exposição, o colégio promove um encontro de caiçaras, com o tema “São Sebastião de antigamente”. Estarão presentes o filho do fotógrafo, Luiz Ribeiro dos Santos, e a neta do homenageado.

    Os convidados para o encerramento são: Luiz Ribeiro dos Santos; Ana Paula Pirani; Ary Pirani Junior, esposo de Ana Paula; Neide Palumbo, renomada “contadora de causos caiçaras” ; professores Amadeu Santos Matos e Marcelo Brasil.

    A diretora do colégio, Juliana Bortholo Rodrigues de Oliveira Contini, falou sobre a exposição e o encerramento. “Será uma um encontro de caiçaras para contar um pouco da história, cultura e costumes do nosso município. O objetivo dessa ação cultural, histórica e pedagógica é resgatar e valorizar a cultura caiçara e mostrar às nossas crianças e jovens um pouco do local que elas nasceram ou estão vivendo”.

    Juliana disse, ainda, que ficou surpresa com a receptividade do evento. “Foi uma grata surpresa, a repercussão que a exposição causou. Nos sentimos lisonjeados e agradecidos, pela presença do nosso prefeito, Felipe Augusto. Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam e, além disso, conhecer e fazer perguntas ao prefeito sobre a riqueza da nossa cidade”.

    O homenageado

    Agnello Ribeiro dos Santos – “Fotógrafo de São Sebastião” (* 1899 + 1979 ), é caiçara do município, nascido em uma das famílias mais antigas do Litoral Norte. Sendo seu pai fiscal federal, morou em Santos por algum tempo. Quando voltou para São Sebastião, plantou um bananal em Boiçucanga e mais tarde em Toque-Toque Pequeno, onde se esforçou pela construção da Capela da igreja católica.

    Personalidade conhecida na cidade, “Seu Agnello”, exerceu várias funções, como auxiliar da Rede Meteorológica e do Instituto de Meteorologia e Pescador. Possuía duas canoas, “Faísca” e “Gaivota”, que utilizava no transporte de passageiros, sendo um dos primeiros a utilizar o motor de popa. Mas foi como fotógrafo que “Seu Agnello” marcou época, deixando um acervo inestimável para a memória de São Sebastião.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.