• A APAE de Ilhabela promoveu nesta quinta-feira (31) palestras com a temática “Noite Azul”, um evento em atenção ao 2 de abril, Dia da Conscientização do TEA – Transtorno do Espectro Autista.

    O evento contou com a palestrante de Mônica Nascimento, psicóloga da rede municipal de ensino. Ela atua no CAPI – Centro de Apoio Educacional Ilhabela e uma das suas especializações é em ABA – Applied Behavior Analysis, que em português quer dizer Análise do Comportamento Aplicada. “O método ABA tem revolucionado a terapia para os autistas. Em alguns casos, o autismo quase que desaparece”, explica Mônica.

    Em poucas palavras é possível dizer que ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano socialmente relevante. Esta ciência procura observar, analisar e também explicar a associação que existe entre o comportamento humano, o ambiente e a aprendizagem.

    O evento também contou com a palestra da psicóloga Paula Russi, abordando o tema “Estimulação Precoce no Autismo”.

    Segundo as psicólogas é muito complexo chegar ao diagnóstico, algumas pessoas podem apresentar uma das deficiências em autismo, mas se não lhe impede de fazer ou viver não é patológico.

    Estiveram presentes também a vereadora Diana Matarazzo com o depoimento de criar um filho com o espectro autista e a Dra. Sônia Monteiro, da Secretaria de Saúde de Ilhabela, além de funcionários da APAE, professores e convidados que puderam apreciar os trabalhos artesanais feitos pelos alunos.

    Camila Migliorini

    Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela

    12 -9.9725-8589 / 12 -3896-9200 ramal: 9269

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.