• O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou na quarta-feira (30), a palestra sobre ‘Posse Responsável’ aos alunos do Ciefi Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras.

    O encontro foi ministrado pela Agente de Zoonoses, Bruna dos Santos Machado e pela Oficial de Controle Animal, Priscila Arantes de Faria, com o principal objetivo de orientar os alunos sobre as responsabilidade de ter um animal em casa.

    #PraCegoVer: Funcionária do CCZ aponta para apresentação da palestra, onde está escrito Posse Responsável Educação (Foto: Luis Gava/PMC)

    Foram abordados temas como a importância dos cuidados com a saúde e higiene do animal; local adequado e espaço suficiente para mantê-los; orientação sobre crime de maus tratos a animais; orientação sobre microchip, raiva, entre outras situações que envolvam os animais.

    Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, normalmente após as palestras, aumenta o número de visitas no Centro para busca por animais disponíveis para adoção, além de orientações sobre como cuidar dos pets.

    “A ideia é que, a partir do momento em que for entendido o que é a posse responsável, situação de maus-tratos, abandonos, falta de cuidados com a saúde e higiene diminuam ou não ocorram mais”, explica.

    O CCZ destaca alguns itens importantes no momento da adoção como registro e identificação do animal (microchip), utilização de coleira e guia durante os passeios, recolhimento de fezes, abrigo adequado protegido de sol e vento, vacinação e vermifugação, alimentação conforme a faixa etária do animal, e esterilização (castração).

    Além das campanhas de adoção, o Centro de Controle de Zoonoses realiza diversas ações durante o ano como programa de castração, vacinação gratuita contra a raiva em cães e gatos e as palestras sobre posse responsável nas unidades educacionais das redes municipal, estadual e privada.

    O Centro de Controle de Zoonoses está aberto para orientações e visitação dos animais disponíveis para adoção. Está localizado na Rua Ministro Dílson Funaro, 115, no Jardim Britânia. Telefones para contato são (12) 3887-6085 / 3887-6888. Horário de Atendimento é das 9h às 14h.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.