• A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), coletou mais de 35 kg de materiais descartados incorretamente nas praias da região central da cidade durante ação do último sábado (26).

    A operação fez parte do encerramento da Campanha ‘Um Novo Verão’, que tinha por objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo orgânico, reciclável e tóxico como as bitucas de cigarro.

    #PraCegoVer: Foto tirada das bitucas recolhidas nas praias. Os cigarros formaram a palavra “SOS”, como um pedido de socorro nas areias (Foto: Divulgação/PMC /PMC)

    Ao todo, o trabalho coletivo entre equipes da SMAAP e voluntários resultou na coleta de 30 kg de lixo, 4 kg de microlixo, 109 bitucas de cigarro e 41 máscaras faciais.

    O trabalho foi realizado por toda a extensão da praia do Camaroeiro até o Indaiá, finalizando na ponte do Rio Santo Antônio.

    Todo o material reciclável que foi recolhido, além de ser separado, também será encaminhado para as cooperativas do município. Aqueles que não puderem ser reciclados serão destinados aos respectivos pontos de coleta, como as bitucas de cigarro ou enviado para descarte na Área de Transbordo e Triagem (ATT).

    O descarte correto dos materiais deve partir, primeiramente, do cidadão que consumiu o produto. Para facilitar, a cidade oferece locais estratégicos como os Ecopontos e os pontos de suportes para bitucas de cigarro, que faz parte do programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’.

    São nove pontos instalados em locais como os Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.

    Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha tem cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.