• 22 de março é marcado pela celebração do Dia Mundial da Água, mas as comemorações se estendem ao longo dos dias transformando uma data em uma semana inteira: A Semana da Água.

    Para marcar esta data tão importante a Sabesp adotou 6 mudas de Ipê Amarelo, um dos símbolos nacionais, e 4 mudas de frutíferas silvestres.

    As mudas foram plantadas por representantes do Conselho de Meio Ambiente e também pelo secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, João Silva de Paula Ferreira. Participaram também da ação o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Bueno, o gerente operacional da Divisão Caraguatatuba, Mario Amaral, e a técnica em sistemas de Saneamento Carla Fernanda Siqueira Fenilli Silva, além de integrantes do Comitê de Educação Ambiental da Companhia na região.

    Antes do plantio, os visitantes puderam conhecer de perto as etapas de tratamento para que a água chegue até a torneira do munícipe. O gerente Amaral fez um breve relato sobre o sistema de tratamento e em seguida foi a vez dos conselheiros irem a campo.

    A ETA Porto Novo é responsável pelo abastecimento de grande parte do Litoral Norte uma vez que atende Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

    Conforme explica a técnica Carla Fernanda, “a estação trata/produz 2,1 milhões de litros por hora. Além disso, temos equipe de controle 24 horas executando testes para garantir o PH e a pureza da água encaminhada aos reservatórios que abastecem o município”.

    É importante ressaltar que a água bruta percorre cerca de 10km da captação do Alto Rio Claro chegando à ETA por gravidade. Há ainda a captação do Baixo Rio Claro, com distância de 5km, que chega à estação por meio de sistema de bombeamento.

    Em Caraguatatuba são atendidas 42.534 economias (ligações) nos bairros Santa Marina, Jardim Britânia, Golfinhos, Praia das Palmeiras, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jaraguá, Indaiá, Rio do Ouro, Jaraguazinho, Poiares, Tinga, Gaivotas, Jardim Aruan, Jardim Maristela, Jardim Samambaia, Jaqueira, Jardim Primavera, Estrela Dalva, Centro e Ponte Seca.

    Já em São Sebastião, o Sistema Porto Novo abastece os bairros Jaraguá, Enseada, Canto do Mar, Cigarras, Morro do Abrigo, Portal da Olaria, Pontal da Cruz, Praia Deserta, Porto Grande, Centro, Vila Amélia, Topolândia, Olaria, Itatinga e Varadouro, totalizando 15.080 domicílios.

    No encerramento da visita, foi feito o plantio oficial da primeira muda de Ipê, em frente à Sabesp, cujo crescimento poderá ser acompanhado por todos os funcionários.

    “É um momento de refletir, de debater, de pensar no quanto esse bem é precioso em nossas vidas e que podemos somar forças zelando e incentivando o uso responsável. Nós podemos zelar para que não haja consumo irracional. Quero destacar o trabalho da Sabesp que trata a água que abastece duas cidades da região. Esse trabalho que faz a diferença na vida das pessoas. Respeitando a natureza e cada um fazendo sua parte podemos ter grandes resultados”, destacou o secretário adjunto de Meio Ambiente, conhecido como De Paula.

    Para o superintendente Rui Bueno, adotar essas mudas traze uma grande satisfação e tem total relação com o trabalho da empresa voltado ao tratamento da água. “No Litoral Norte não temos represas. Nossa água vem da cabeceira da serra seguindo para as captações que a encaminham para os sistemas de tratamento. Isso é possível graças a grande área de mata atlântica da região, que funciona como uma espécie de esponja graças a uma imensa quantidade de árvores variadas. Além de tratar a água nossa missão enquanto empresa é contribuir para a preservação do meio ambiente, e o plantio de mudas em nossa Unidade vai ao encontro de um dos nossos objetivos, de promover o uso sustentável dos ecossistemas dentro do ODS 15 – Vida Terrestre”, concluiu Bueno.

     

    Você sabe o que são ODS?

    São Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU – Organização das Nações Unidas. Trata-se de uma agenda global na estruturação para que sejam colocados em prática políticas públicas por um mundo melhor para todos até 2030. Conheça os 17 ODS’s: https://brasil.un.org/

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.