• Caraguatatuba está recebendo, desde o dia 17 de janeiro (segunda-feira), crianças de projetos sociais e de entidades assistenciais do município de Jacareí. A união entre as Prefeituras se dá através do projeto ‘Agita Férias na Praia’, que é uma realização da administração de Jacareí e que conta com o apoio de Caraguatatuba. Essa é a 4ª edição do projeto que foi paralisado em 2021 devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

    Até o dia 28 de janeiro, 200 pequenos moradores de Jacareí visitarão Caraguatatuba. De acordo com o município, são 20 crianças por dia. A viagem começa logo cedo, com um café da manhã e saída às 6h da manhã do Vale do Paraíba.

    O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, avaliou a importância da troca de experiências para as crianças.

    “É sempre uma satisfação poder receber crianças de outras cidades em Caraguatatuba. Sobretudo quando vem as crianças de Jacareí, com o projeto Agita Férias na Praia, que abre a oportunidade dos pequenos de Caraguatatuba conhecerem o interior em julho”, explica.

    A primeira parada em Caraguatatuba é na EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, no bairro Tabatinga, na região norte. Logo após mais um lanche reforçado e com pertencer guardados na unidade escolar, as crianças chegam à própria Praia da Tabatinga às 9h30.

    Para Vitória Carvalho Rosa Silva, 11 anos, a experiência em Caraguatatuba está sendo muito boa. “É a primeira vez que eu faço esse passeio e estou gostando muito da praia e do sol. Quero voltar mais vezes”, disse.

    Além de se refrescarem na Praia, os alunos e crianças de Jacareí participam de atividades lúdicas e práticas de esportes como Futebol, Vôlei, Stand-Up, entre outras.

    As brincadeiras e diversão são pausadas às 12h, com mais um lanche. Já às 14h30 é hora do retorno para a escola do bairro Tabatinga para o almoço e logo após, os pequenos retornam para Jacareí.

    Em anos anteriores, durante o ‘Agita Férias na Praia’ os alunos dormiam na unidade escolar de Caraguatatuba, mas devido à Covid-19, o projeto foi readaptado.

    Micaelly Vitória, 15 anos, que utilizou uma das cadeiras anfíbias da Prefeitura de Caraguatatuba para aproveitar as águas da Praia da Tabatinga, contou que  adorou a experiência. “Estou gostando muito do passeio e está sendo muito legal”.

    A mãe de Miacelly, Débora Venceslau, ficou impressionada com a cadeira anfíbia e agradeceu. “Minha filha teve a oportunidade de passar um tempo na praia com segurança e se divertindo graças à cadeira. Muito obrigado de coração a todos”.

    Dorival Leal Moreira, secretário de Esportes e Recreação de Jacareí explica que essa é a primeira oportunidade que muitas crianças têm para conhecer a praia.

    “Algumas crianças não tinham conhecido a praia ainda. É um projeto muito rico, que visa dar uma boa experiência para as crianças. Escuto várias vezes alguns dizendo ‘foi o melhor dia da minha vida’ e é muito gratificante”, disse o secretário de Jacareí.

    “Agradeço a confiança do Prefeito de Jacareí, Izaias Santana e a parceria do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e das secretarias de Esporte e recreação da cidade”, complementou.

    Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, avaliou positivamente o projeto. “A alegria estampada no rosto de uma criança quando vê o mar, o gesto de verificar se a água é mesmo salgada, é muito gratificante”, explicou.

    Prefeitura de Caraguatatuba

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *